Poseidon: Deus dos Mares

Poseidon é o deus dos mares, com o seu tridente domina o mar, provocando borrascas, sacode rochedos e faz brotar nascentes. Filho de Crono e Réia.

Participou com Hera e Atena numa conspiração para destronar Zeus o senhor do Olimpo.

Mandou contra região de Troada, a pedido de Hera e as Nereidas um terrível monstro marinho, e na guerra de Tróia vingou-se de Ulisses por quem nunca teve simpatia.

Tinha como esposa e rainha Anfitrite que era filha do rei Nereu (o ancião do mar). Ela fazia parte de um grupo de divindades conhecidas como Nereidas que significa ondas. Anfitrite não queria nada com Poseidon que a amava e que não estava acostumado a ser rejeitado.

Assim, ela tentou fugir e se esconder nas partes mais profundas do mar. Contudo um bando de golfinhos foi atrás dela e a entregou para o deus dos mares.

Na fúria das águas interiores, a força se revela. Poseidon, deus dos mares, a vida nos cela. Em suas ondas, a sabedoria transborda. Respeito à natureza, lição que recorda.

Beto Freitas

Poseidon e a Luta Pelo Controle:

Com personalidade forte o deus dos mares adorava competir e sempre desafiava outros deuses de alguma forma.

Quando os homens se organizaram em cidades, os deuses resolviam escolher uma ou várias dentre elas, onde seriam particularmente honrados. Acontecia frequentemente que dois ou três deuses escolhiam a mesma cidade, o que provocava sérios conflitos entre eles.

Quase sempre Poseidon foi vencido. Perdeu para Hélio a cidade de Corinto. Desejou reinar em Egina, mas foi suplantado por Zeus. Em Delfos por Apolo, em trezena por Atena.

Desafiou o deus Dionísio a ilha de Naxos porém perdeu.

A população que habitava perto do grande mar verde, tinha um temor muito grande pois era o domínio absoluto do deus dos mares. Aquele que quando amanhecia de mal humorado, fazia tremer a terra inundando as cidades.

poseidon deus dos mares

Desejando ardentemente a cidade de Atenas na Grécia, foi logo se apossando da cidade. Para mostrar sua força, fez brotar da terra com um golpe do seu tridente, uma fonte de água salgada que tomou conta de várias partes da região. Atena tendo convocado o rei da cidade, Cécrops para advogar a causa. Ela também quis a cidade; plantou uma Oliveira, símbolo da paz e fecundidade.

Os deuses e o rei decidiram a favor de Atena e na mesma hora a cidade se separou do mar. Irritado Poseidon inundou a planície de Elêusis.

poseidon deus dos mares

Em Argos, disputada igualmente pela deusa Hera, o árbitro dessa disputa foi Foroneu rei da cidade. Foi o primeiro a reunir os homens em cidades. Argos foi entregue a Hera. Poseidon, em sua ira amaldiçoou a Argólida e secou-lhes todas as nascentes. Mais tarde graças a sua paixão por Danaides Amimone, foi suspensa a maldição e os mananciais apareceram.

O que Poseidon deus dos mares pode te ensinar?

Poseidon, como deus dos mares, pode nos ensinar diversas lições valiosas:

  • Respeito pela natureza: Antes de mais nada Poseidon personifica a imensidão e a força dos oceanos. Ele nos lembra da importância de respeitar e proteger os ecossistemas marinhos. Ainda mais que seu reino é um poderoso exemplo de como somos pequenos diante da grandiosidade da natureza e de como dependemos dela para a nossa sobrevivência.
  • Equilíbrio e harmonia: O domínio de Poseidon sobre os mares mostra a importância do equilíbrio e da harmonia na vida. Assim como as águas podem ser turbulentas e devastadoras, também podem ser calmas e serenas. Do mesmo modo Poseidon nos ensina que é preciso encontrar um equilíbrio entre a força e a tranquilidade, reconhecendo que ambos os estados são necessários em momentos diferentes.
  • Saber lidar com a ira: Poseidon é conhecido por sua ira tempestuosa. Ele nos ensina que, às vezes, é preciso aceitar e lidar com a raiva e as emoções intensas. Negar ou reprimir esses sentimentos pode levar a consequências ainda mais prejudiciais.
  • Domínio sobre nossos impulsos: Poseidon é um símbolo do poder e da força, mas também nos mostra a importância de controlar nossos impulsos. Seu tridente representa não apenas seu poder, mas também sua habilidade de direção-lo de forma precisa e sábia. Em outras palavras ele nos lembra da importância de usar nossa força e poder com sabedoria, evitando causar danos desnecessários aos outros.
  • Resiliência diante das adversidades: As águas que Poseidon governa podem ser tanto amigáveis ​​quanto ameaçadoras. Ele nos ensina a sermos resilientes diante dos desafios e adversidades da vida. Assim como os navegantes enfrentando tempestades e ondas tumultuosas, precisamos encontrar força interna para superar os obstáculos que surgem em nosso caminho.

Aprenda a controlar suas emoções com Poseidon em Meu Arquétipo.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.