Deus Dionísio: deus do vinho e do entusiasmo

Primeiramente é importante dizer que o deus Dionísio (Dioniso – Pronúncia Correta), além de ser um dos deuses gregos mais importantes, é o mais complexo do panteão grego. Conhecido como deus Baco pelos romanos.

Dionísio era o deus do êxtase e do entusiasmo. Igualmente também conhecido como deus do vinho. Dionísio trazia a alegria aos mortais e aos deuses. Além disso as festas em sua honra eram celebrações para tornar a vida mais suave diante de todos os problemas.

Ao contrário todos os deuses, Dionísio foi o único que não queria dominar ou violentar os mortais, tanto que salvou e resgatou muitas das mulheres que eram levadas cativas por povos conquistados.

Ele era representado de duas formas, tanto como um bebê, quanto mais comumente como um rapaz com uma coroa de hera ou de folhas de parreira na cabeça, e pele de animal sobre o corpo; carregava também um bastão chamado tirso.

O deus Dionísio tinha uma personalidade alegre e extrovertida, ora compassivo, ora benevolente. Só que muito impulsivo e emotivo. Vale a pena ler mais sobre a personalidade do deus Dionísio, então clique no Arquétipo de Dionísio.

Ele foi o último deus a entrar no Olimpo, e ao contrário dos outros que já nasceram com toda a sua glória ele teve que se apresentar as pessoas e aos outros deuses até chegar no Olimpo. Talvez seja por isso que ele também é considerado o deus da transformação.

Dionísio era um deus itinerante porque andava pela terra fugindo da ira da deusa Hera que perseguia todos os filhos adulterinos de Zeus.

Dionísio nasceu duas vezes – primeiro de sua mãe mortal, e depois novamente de seu pai divino, que o ressuscitou depois que Sêmele morr queimada ao ver a olho nu a glória de Zeus.

Zeus que após ver Sêmele virar cinza constatou que ela estava grávida. Zeus colocou Dionísio dentro da sua coxa e a costurou servindo de segundo ventre até que completasse o fim da gestação.

Assim que o deus Dionísio renasceu, por precaução, Zeus ordenou que Hermes entregasse secretamente o filho a Ino (irmã de Sêmele) e seu marido.

Por muito tempo o casal escondeu Dionísio, o casal o vestiu como menina.

deus Dionísio

Mas a tenaz perseguição da ciumenta Hera contra o filho de Sêmele era implacável.

Mesmo sem conseguir impedir o nascimento de Dionísio, a deusa Hera estava decidida a se vingar pela infidelidade de Zeus.

Ao descobrir que o casal escondia Dionísio, Hera ficou furiosa e os enlouqueceu fazendo com que eles matassem os próprios filhos.

Antes que Hera atacasse Dionísio, Zeus novamente o salva o transformando em um cabrito, dando novamente ordem a Hermes que o levasse ao monte Nisa ou deixasse aos cuidados das ninfas que viviam por ali. Bem escondido e seguro, o deus Dionísio cresceu feliz e seguro.

Por outro lado a inimizade entre o deus do êxtase e do entusiasmo e a rainha dos deuses era um fato consumado. Hera não perdoava Dionísio de forma alguma.

Hera que não havia desistido de procurar Dionísio, assim que descobriu o enlouqueceu. Por vários anos, o louco Dionísio vagou por todo o mundo.

deus Dionísio

Ele viajava sem destino e errante sobre a Terra. Mas sua própria loucura o encaminhou para a cura até uma cidade chamada Frígia. Cibele acolheu-o ao chegar em Frígia. Essa deusa o curou de sua loucura e o iniciou em seu culto religioso. O deus Dionísio permaneceu com Cibele aprendendo suas práticas e seus ritos. E em pouco tempo, Dionísio havia criado próprio culto a partido do de Cibele.

“Você me colocou para baixo, mas eu me levantei
Já estou tirando a poeira
Você ouve minha voz, ouve aquele som?
Como um trovão, vou fazer o chão tremer
Você me colocou para baixo, mas eu me levantei
Prepare-se, porque eu já cansei
Eu vejo tudo, eu vejo agora”

O que o deus Dionísio Pode te Ensinar?

Dionísio, como muitos dos deuses gregos, representa diferentes aspectos e valores que podem nos ensinar muito sobre a vida tanto quanto a humanidade. Aqui estão algumas lições que podemos aprender com a figura mitológica de Dionísio:

  1. Celebrar a vida: Dionísio era conhecido como o deus das festas e do vinho, representando a importância de celebrar e aproveitar a vida. Ele nos ensina a encontrar alegria e prazer em nossas vidas, sem medo de desfrutar das coisas que nos trazem felicidade.
  2. Aceitação da dualidade: O deus Dionísio era frequentemente representado como um deus andrógino, que incorporava características não só masculinas como também femininas. Ele representa a aceitação da dualidade e da complexidade da natureza humana e nos ensina a abraçar e aceitar todas as partes de nós mesmos.
  3. Renascimento e transformação: A história de Dionísio, nascido duas vezes, representa o conceito de renascimento e transformação. Ele nos ensina que mesmo depois de experimentar a perda ou a dor, podemos renascer e transformar nossas vidas.
deus Dionísio

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Você não pode copiar o conteúdo desta página.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.