Héstia deusa do fogo mitologia grega
Héstia é uma deusa grega antiga . Ela faz parte da primeira geração de deuses gregos, filha de Cronos e Réia, e é irmã de Zeus, juntamente com Hera, Poseidon, Hades e Deméter.
A primeira a ser engolida por Cronos e a última a sair de dentro dele.
Héstia é a deusa do fogo da lareira, porém, de acordo como mito de Héstia, porém demorou um pouco até que isso fosse decidido.
Ela era conhecida como a deusa Vesta para os romanos.
Sem dúvida ela era uma das deusas mais belas do Olimpo. Em princípio Poseidon (deus do mar) e Apolo (deus do sol, arco e flecha) pediram a Zeus, o Rei dos Deuses, a mão da deusa. Ambos afirmaram estar profundamente apaixonados por ela e pediram sua mão em casamento.
Mas Héstia não se curvava as leis da deusa Afrodite e quando Zeus contou a Héstia sobre seus pretendes, ela não se interessou e disse a Zeus que havia decidido que nunca se casaria. Impressionado com a convicção da irmã, Zeus concedeu-lhe a chave do Olimpo, o mítico lar dos deuses nas montanhas. Dessa forma, o trabalho de Héstia era garantir o fogo sagrado e o bem-estar dos deuses.
Ela não se envolvia em romances e nem nas brigas e intriga dos deuses. Todos os imortais do Olimpo a respeitavam.
Por esse motivo ela se tornou a deusa do lar, honrada antes de qualquer deus, o fogo interno da deusa Héstia aquecia o lar. Ver a personalidade Héstia.
Quando o filho de Zeus, Dionísio (o deus do vinho, e do entusiasmo) veio à procura de um trono no Olimpo, Héstia cedeu o seu lugar na mesa dos deuses.
A deusa Héstia é considerada como uma das três “deusas invulneráveis”. Assim como Atena e Ártemis, ela jamais se deixou se aprisionar pelos poderes de Afrodite, se entregando ao amor nem de deuses ou mortais.
Ela permaneceu para sempre virgem, centrada, focada e indomável.
Cada cidade também tinha um templo dedicado a Héstia, onde nunca
se deixava o fogo apagar. Os colonos traziam consigo a chama do coração da cidade-mãe, e com ela acendiam o fogo no coração da nova cidade, se uma colônia fosse fundada.
Seis virgens sacerdotisas, as chamadas Vestais, guardavam o fogo de Héstia em Roma.
Héstia: O que Aprender Com a Deusa do Fogo:
A deusa Héstia pode nos ensinar muitas coisas valiosas. Aqui estão algumas lições que podemos aprender com ela:
- Valorize o lar: Héstia é a deusa do lar e do fogo sagrado. Dessa forma ela nos ensina a valorizar e proteger nosso lar e as pessoas que amamos.
- Cultive a serenidade: Héstia é conhecida por sua natureza e serena. Sendo assim ela nos ensina a cultivar a calma em meio ao caos e a encontrar uma paz interior.
- Seja fiel a si mesmo: Héstia não aceitou a oferta de casamento de Poseidon e prometeu permanecer virgem para sempre. Por isso ela nos ensina a ser fiéis a nós mesmos e a seguir nossos próprios valores e crenças, mesmo quando enfrentamos pressão externa.
- Seja generoso: Em seguida Héstia é conhecida por sua generosidade e hospitalidade. Desse modo ela nos ensina a ser gentis e generosos com os outros, a compartilhar o que temos e acolher aqueles que precisam de ajuda.
- Proteja o fogo sagrado: Héstia é a guardiã do fogo sagrado, que simboliza a conexão com o divino e a centelha da vida. Ela nos ensina a proteger e cuidar dessa chama interna, que nos mantém vivos e conectados com o mundo ao nosso redor.
Sobre o Autor
0 Comentários