Comunidade do Whatsapp

Entre Agora

Perseu: Desvendando o Herói

Primeiramente, Perseu é filho de Zeus e Dânae, e sua linhagem é muito famosa. Só para você ter uma ideia ele é um dos ancestrais de Hércules.

O pai de Dânae, o rei Acrísio queria muito um filho homem. Porém nasceu uma menina, cujo nome era Dânae. Decepcionado, consultou o Oráculo. Este se limitou a dizer que o filho de Dânae quando nascesse o mataria.

Temendo que a profecia do Oráculo se cumprisse, Acrísio mandou construir uma câmara de bronze subterrânea e lá encerrou a filha, em companhia da sua ama.

Em seguida, Zeus que é fecundador por excelência, penetrou na inviolável câmara onde estava Dânae, através de uma fenda. E sobre a forma de chuva de ouro, engravidou a princesa. Meses depois ela teve um filho que se chamou Perseu.

Perseu e Dânae

Com a ajuda da ama, o menino secretamente pôde viver por um tempo. Até um dia que o rei tomou conhecimento da existência da criança. Acrísio não acreditou que ele era filho de Zeus, acusando seu irmão e eterno rival Preto do crime de ter engravidado Dânae.

Acrísio imediatamente ordenou o assassinato da ama que protegeu Perseu, encerrou a filha e o neto num cofre de madeira e mandou que lançassem no mar.

Ocasionalmente o cofre levado pelas ondas do mar até a ilha de Séfiro onde reinava um rei tirano chamado Polidectes. O irmão desse rei cujo nome era Dictis, os acolheu em sua casa.

A Iniciação de Perseu como Herói:

O tempo foi passando ao passo que Perseu foi se tornando adolescente. Foi se transformando em um jovem esbelto, alto e destemido como um herói deve ser. Nesse ínterim Polidectes se apaixonou por Dânae. Mas nada podia fazer pois Perseu mantinha uma guarda cerrada em torno de sua mãe. E o rei não ousava apossar-se dela de forma violenta.

Um dia Polidectes resolveu dar um jantar em seu palácio e convidou alguns amigos, dentre eles Perseu. Durante o banquete perguntou aos convidados qual presente os amigos desejavam lher dar. Todos responderam que para um rei como ele, o presente mais digno seria um cavalo. Perseu no entanto, respondeu que desejaria a cabeça da Medusa.

Na manhã do dia seguinte, todos príncipes presenteou o rei tirano com um cavalo. Perseu nada ofereceu. O rei que muito suspirava o amor de Dânae nesse momento vê a oportunidade que ele tanto queria Oportunidade essa que era tirar Perseu de seu caminho. Astutamente o rei ordena que Perseu fosse buscar a cabeça da Górgona.

A partir desse momento começa a iniciação da vida do Herói, pois ele se afasta do respaldo materno, e vai mergulhar nas grandes aventuras da vida, em busca de sua libertação dos poderes inconscientes da sua mãe.

Perseu

O Que Você Pode Aprender Com a História do Nascimento de Perseu?

  1. Força na Adversidade: Em segundo lugar a resiliência de Perseu diante das adversidades destaca a importância da força interior em momentos difíceis. Desde seu nascimento em uma câmara subterrânea até sua jornada como herói, Perseu enfrenta desafios inimagináveis com determinação e bravura, ilustrando como a força de caráter pode superar as circunstâncias mais difíceis.
  2. Iniciação e Crescimento: Em segundo lugar Perseu está entrando em uma fase de iniciação, marcando o início de sua jornada de crescimento e autodescoberta. Portanto esse processo é fundamental no desenvolvimento psicológico, onde o indivíduo se afasta das figuras parentais para enfrentar desafios e crescer como pessoa.
  3. Libertação dos Poderes Inconscientes da Mãe: A referência à busca pela libertação dos poderes inconscientes da mãe indica que Perseu está em uma jornada para se libertar de influências maternas profundas e simbólicas que podem estar limitando seu desenvolvimento. Isso pode envolver superar barreiras emocionais, psicológicas ou comportamentais que têm origens na relação com a mãe.
  4. Autonomia e Autoafirmação: O afastamento do respaldo materno sugere uma busca por autonomia. Perseu está provavelmente empenhado em se tornar independente, tomar suas próprias decisões e afirmar sua identidade como indivíduo separado da mãe.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Conteúdo Com Direitos Autorais

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.