Palas Mitologia: Melhor Amiga de Atena
Antes de mais nada, saiba que existe duas Palas na Mitologia Grega. Porém neste artigo vamos falar de uma jovem, filha do deus Tritão que também se chamava Palas.
Logo após o nascimento de Atena, Zeus a entregou aos cuidados do deus do Lago Tritônis, para ser educada e treinada para assumir sua posição no Olimpo.
Este deus tinha uma filha chamada Palas, e ele educou Atena juntamente com ela.
Ambas teriam recebido uma educação igualmente semelhante, com foco em habilidades marciais e possivelmente em outras artes e conhecimentos valorizados pelos deuses.
A forte conexão e respeito mútuo marcavam a amizade das duas imortais. Palas, sendo filha de Tritão, um deus marinho, compartilhava da divindade e da imortalidade, o que a tornava uma companheira adequada para Atena.

O Trágico Acidente: Atena mata Palas
Durante uma sessão de treinamento, um trágico acidente ocorreu. Em um combate amistoso, Atena e Palas estavam lutando com suas lanças. Em um momento crítico, Zeus, preocupado com a segurança de sua filha, distraiu Palas.
Aproveitando a distração, Atena fez um movimento que acabou ferindo mortalmente Palas. Este incidente foi um grande choque para Atena, que não tinha a intenção de machucar sua amiga. Acabando por assassinar acidentalmente Palas.
Para honrar-lhe a memória, a filha de Zeus confeccionou o Paládio, que é uma estátua idênticas com as feições de Palas, é como um símbolo de honra, poder e prestígio. Além disso o nome da filha de Zeus passou a se chamar Palas Atena, em honra a sua amiga.
A adoção do nome e a criação do Paládio mostram a profunda tristeza de Atena e sua forma de manter viva a memória de sua amiga.

Esse relato não só mostra a tragédia pessoal de Atena, mas também enriquece a compreensão de seu caráter como deusa da sabedoria, que valoriza a memória e a justiça.
Existe outro nome Palas na mitologia, que é um gigante, mas essa é uma outra história.
Sobre o Autor
0 Comentários