Deusa Até: Deusa da Distração

Na mitologia grega, existia uma deusa que é muito pouco mencionada, mas que é muito presente tanto na vida dos mortais quanto na dos imortais. É a deusa Até, mais conhecida como a deusa da distração.

Até, não é apenas a deusa da distração, mas também da ruína, do engano e da fatalidade. Ela pousava sobre a cabeça dos imortais quando estes estavam distraídos, e sentava ao lado dos deuses quando estes também estavam distraídos.

deusa Até
Deusa Até pousando na cabeça de uma pessoa distraída.

São poucos os mitos em que ela está presente em pessoa, justamente porque ela passa despercebida. Porém, ela aparece no mito que antecede o nascimento de Hércules.

Em uma noite, quando os deuses estavam comendo e bebendo em um banquete à margem do Estige, Zeus se levantou da mesa e anunciou aos deuses presentes que estava muito feliz, pois teria um filho da linhagem de Perseu, que se transformaria em um herói jamais visto antes. Todas as pessoas da Grécia se curvariam diante dele, e seu nome seria Hércules.

Quando ouviu essas palavras, a deusa Hera ficou louca de ciúmes, porque Zeus mais uma vez a tinha traído gerando um filho em outra mulher. Nesse momento, a ardilosa deusa Até senta-se ao lado dela. Então, Hera sussurra algo no ouvido de Até e, em seguida, volta-se para Zeus e pede que ele jure diante de todos os imortais que a primeira criança da linhagem de Perseu que nascesse naquela noite seria realmente o grande herói da Grécia.

Zeus, sem perceber, jurou diante dos deuses e sobre o Estige, pois qualquer juramento diante do rio Estige não pode ser quebrado nem pelos deuses. Quando Hera ouviu o juramento, sorriu maliciosamente e armou para atrasar o parto de Hércules. Ela fez com que Euristeu, que também era da linhagem de Perseu, nascesse antes de Hércules.

A deusa Hera pedindo para a deusa Até turvar a mente de Zeus.

Deusa Até: Expulsa do Olimpo

A raiva de Zeus era imensa; ele não conseguia imaginar como caiu na armadilha de Hera ao fazer aquele juramento diante dos deuses e do Estige. Mas, quando ele pôs os olhos na deusa Até, compreendeu tudo. A deusa Até tinha turvado seu raciocínio e o pegara desprevenido.

Em um ímpeto, Zeus a agarrou pelos cabelos e, com uma força tremenda, a arremessou para fora do Olimpo. Zeus também deu uma ordem de que ela nunca mais poderia entrar no Olimpo e que viveria na Terra, entre os humanos, fazendo com que o erro e a distração também fizessem parte do mundo dos mortais.

Até, apesar de ser uma deusa maligna, quando ela pousava sobre alguém, estava alertando de sua desatenção, sendo assim uma divindade considerada muito sábia.

Oh, deusa da distração, do erro e do azar,
Ensina-nos a vigiar, a mente a cuidar,
Para que, em nossos dias, com atenção e saber,
Possamos viver, sem nos perder.

Beto Freitas

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Conteúdo Com Direitos Autorais

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.