Ares – Deus da Guerra

Filho de Zeus e Hera, Ares é deus mais violento do Olimpo.

O mais odiado pelos deuses do Olimpo, tinha como companheira a sua irmã Éris a deusa da discórdia. Hera sempre se irrita com ele e Atena o chama de louco e encarnação do mal. Dirigindo contra ele a lança de Diomedes durante a guerra de Tróia. Além disso ela mesma o fere com uma enorme pedra cravada em sua testa.

Da mesma forma como a maioria dos deuses, o deus da guerra era belo, de corpo musculoso, forte e muito destemido. Igualmente quando estava com sua armadura de guerra era mais poderoso ainda. Porém nada mais de bom podemos se falar sobre ele.

Sanguinário e terrível, amava e vivia somente para a guerra. Que tinha prazer na morte e na destruição.

Ares o Deus da guerra:

Bravura, confusão, violência, brutalidade. Essas são as características principais do deus da guerra. De maneira idêntica ele preferia usar a força bruta do que seu intelecto.

Ares não tinha interesse em ideias de justiça e usava a força bruta sem pensar. Diferente de sua irmã deusa Atena que também era a deusa da justiça e da guerra estratégica, que muitas vezes o confrontava.

Além disso, Ares era conhecido pelo seu terrível grito de guerra. Que sempre lançava antes ou durante uma batalha com a finalidade de inflingir medo no coração dos seus oponentes.

Durante a guerra de Tróia, ele ficou do lado dos troianos contra os gregos.

Ares o deus da guerra não andava sozinho, ele tinha companheiros que eram:

  • Deimos: deus do pânico.
  • Ênio: deusa da batalha:
  • Erís: deusa da discórida.
  • Fobos: Personificação do terror.
Ares

Ares e Afrodite: A Paixão e o Amor

Primeiramente saiba que o amor de Ares e Afrodite representa o poder da paixão. Foi por causa dela que o deus da guerra ficou do lado dos troinanos.

Este foi um dos casos amorosos mais conhecidos do deus da guerra, um exemplo de que os opostos se atraem, foi um caso de paixão que causou muitos escândalos. Afrodite era casada com Hefesto deus do fogo que alertado por Hélios deus do sol, contou que sua esposa deusa estava o traindo com o deus da guerra.

Usando sua inteligência, Hefesto criou uma rede de fios transparentes como armadilha para surpreender o casal quando estivesse no leito juntos.

A armadilha deu certo, ambos foram capturados e envergonhados diante de todo o Olimpo que vieram ver os dois na cama.

Apesar de toda essa vergonha a união de Afrodite com o deus da guerra gerou uma filha chamada Harmonia. Ou seja, em algum momento o Amor (Afrodite) trouxe uma Harmonia para a guerra (Ares).

O que Ares Pode te Ensinar?

Apesar de Ares ser um deus extremamente violento é possível extrair alguns ensinamentos simbólicos a partir de suas características e atributos. A mitologia grega é algo que nos ensina a viver e podemos trazer esses mitos para nosso dia a dia. Aqui estão algumas lições que poderiam se associar ao deus Ares:

  1. Coragem e bravura: Ares era conhecido por sua coragem no campo de batalha. Ele personificava a bravura que era necessária para enfrentar desafios e superar obstáculos. O deus da guerra pode ensinar sobre a importância de não recuar diante das dificuldades, mas sim enfrentá-las com resolução.
  2. Disciplina e treinamento: Ares era um deus guerreiro, e a guerra exigia treinamento, disciplina e preparação adequada. Ele pode ensinar sobre a importância de se desenvolver ao aprimorar habilidades e capacidades constantes para alcançar o sucesso em empreendimentos.
  3. Controle da agressão: Ares também personificava a agressão desenfreada e a fúria. No entanto, é importante aprender com ele a controlar essa energia de forma construtiva, canalizando-a para ações assertivas e não permitindo que ela nos domine.
  4. Estratégia militar: Ares era conhecido por sua habilidade tática e estratégica na guerra. Ele pode ensinar sobre a importância de planejar e pensar de forma estratégica, considerando todas as variáveis ​​​​e tomando decisões.
  5. Consequências da violência: Embora Ares fosse o terrível deus da guerra, seu temperamento violento e impetuoso muitas vezes levou a resultados negativos. Ele pode servir como um das consequências negativas da violência e da importância de buscar soluções soberanas sempre que possível.

Ares é frequentemente associado à ideia de guerra como um processo criativo, no qual a derrota abre caminho para o crescimento e não para a frustração.

Por fim é muito importante ressaltar que, apesar dessas lições recebidas, Ares era um deus com características complexas e muitas vezes negativas na mitologia grega. Portanto, é necessário interpretar esses ensinamentos de forma certa.

Você precisa vencer suas guerras interiores? Então veja também o Arquétipo de Ares.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Conteúdo Com Direitos Autorais

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.