Atena e Afrodite: Saiba Por que Elas Não Se Gostam

Atena e Afrodite, duas das poderosas deusas mais importantes da mitologia grega. Duas mulheres divinas e de personalidade forte. Ambas são irmãs na versão de Homero. Ambas são poderosas mas muito perigosas e temperamentais.

Atena e Afrodite viviam junto com Zeus no Olimpo. Elas já se cruzaram centenas de vezes no salão principal dos deuses, mas o ar sempre parece parar quando se aproximam. Na assembleia dos deuses elas trocam olhares por um segundo, e cada uma delas sabem que não podem influenciar uma a outra.

Uma é considerada a mais bela das deusas, dona de um grande magnetismo e carisma pessoal, e que tinha a grande habilidade de cativar e encantar os outros deuses. Cheia de criatividade e inventividade, vaidosa, determinada, inteligente. Essa é Afrodite, a poderosa deusa do amor. Não tem armas de guerra como os outros deuses, mas usava a sedução que é uma arma tão poderosa quanto um escudo, lança ou uma espada.

A outra é estrategista, guerreira, justa, conselheira, tem uma mente lógica, lúcida, além disso também é cheia de coragem e com altíssimo senso de realidade e sempre esta pronta para a batalha. Esta é Atena, nascida da cabeça de Zeus. Cheia de talento, destemida, dotada de inteligência e razão.

Atena e Afrodite No Olimpo:

Atena e Afrodite moravam junto com Zeus no Olimpo, e cada uma tinha seu campo de atuação na vida dos mortais e imortais. .

Afrodite tinha um imenso poder e domínio sobre todos os seres viventes, mas três deusas eram imunes ao seu poder. Uma delas era Atena. Contra ela, não podia fazer nada.

Segundo uma versão romana, Afrodite pedia a Cupido que atirasse suas flechas em Atena, mas como ela vestia uma couraça poderosa as flechas de Cupido não surgiam efeito.

Isso provavelmente deixava Afrodite muito irritada.

No entanto, houve um momento em que as duas auxiliaram uma à outra. Quando Jasão precisava ir atrás do velocino de ouro, ele necessitava de conhecimentos mágicos para enfrentar os desafios que encontraria pelo caminho. Existia uma feiticeira chamada Medeia que poderia ajudar Jasão em sua jornada.

Atena era protetora de Jasão, então ela pediu um favor a Afrodite: Cupido teria que fazer Jasão e Medeia se apaixonarem.

Cupido porém era uma criança desobediente, e nem Afrodite conseguia controlá-lo. Mas, inteligentemente como era, Atena propôs um ardil a Afrodite para convencer o pequeno Cupido. Ela tinha uma bola que era um brinquedo de Zeus quando também era criança.

Atena e Afrodite
Pedindo ajuda a Cupido

Atena pediu para Afrodite presentear Cupido com esse brinquedo se ele fizesse o que ambas desejavam. Cupido então aceitou a troca e fez o que Atena e Afrodite queriam.

Em troca da bola, Cupido flechou Jasão e Medeia. E os dois se apaixonarem.

Por que Atena era rival de Afrodite?

A rivalidade entre as duas irmãs Olímpicas Atena e Afrodite começou em uma festa. 

No casamento de Peleu e Tétis. Uma outra deusa, chamada Eris da discórdia, por despeito de não ter sido convidada para a cerimônia, resolveu se vingar, tocando no ponto fraco que todas as mulheres tem, a competição feminina, e usou a vaidade para isso. Veja em deusa da Discórdia.

Eris jogou entre os convidados um pomo dourado com a inscrição “para a mais bela”. E a confusão se instalou.

Confusão entre deusas

Quando Zeus leu em voz alta o que estava escrito no pomo dourado, todas as deusas se julgaram mais bela. Porém somente ficaram de pé Atena, Afrodite e Hera, pois ninguém ousaria enfrentar esse trio divino.

A disputa ficou muito acirrada, todas as três não só eram extremamente lindas como também perigosas. Quem escolhesse uma, ganharia outras duas como inimigas. Era difícil a decisão. Por isso nenhum dos deuses presentes quis ser juiz da disputa com medo do rancor das perdedoras. A situação ficou quase insustentável e Zeus mandou a questão para um mortal decidir.

O juiz dessa disputa foi um mortal chamado Páris, que deu o pomo para Afrodite. A tornando a mais bela das deusas.

Atena e Hera juraram se vingar de Afrodite e de Páris devastando Tróia. As duas se tornaram rivais e durante uma luta Atena chega a vias de fato e agredindo Afrodite.

Concluindo, Atena e Afrodite viraram eternamente rivais por causa de um concurso de beleza, e tudo por causa de Éris que fez juz a seu titulo e semeou a discórdia entre elas.


No Olimpo, a guerra cintila,

Entre a sabedoria e o amor,
Atena e Afrodite em briga,

Rivalidade que traz dor.

Uma maçã dourada voa,

“Para a mais bela”, a inscrição,
Eris, a discórdia, ecoa,

Instigando a competição.

Afrodite, beleza cativa,

Atena, mente estratégica e fria,
No pomo, a disputa se aviva,

E você, Troia, sucumbe à agonia,
Do Amor ou da Razão.

Beto Freitas

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir

Conteúdo Com Direitos Autorais

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.